Blog

A escolha de motores elétricos eficientes gera economia de energia na indústria

21 de outubro de 2020

Indústria é o segmento de mercado que mais utiliza os motores elétricos como sua principal fonte de energia.
 
Desta forma, no Brasil, os motores elétricos são importantes para os processos industriais, pois são frequentemente utilizados em bombas hidráulicas, aquecimento, ventilação, ar condicionado, refrigeração comercial, manuseio de materiais, construção, geração de energia e muito mais, com o principal propósito de converter a energia elétrica em mecânica.
 
Os motores elétricos, ainda, possuem uma grande responsabilidade sobre os custos das empresas, isto é, são os  maiores responsáveis pela significativa fatia de gastos com energia na maioria das indústrias. Além disso, as indústrias que mantêm motores elétricos antigos em funcionamento tendem a pagar contas ainda mais altas.
 
Tendo em vista esse cenário, que em agosto de 2019, entrou em vigor nova lei que determina o nível mínimo de rendimento em IR3 (faixa de potência de 0,16 a 500 cv, de 2 a 8 polos), válido para todos os motores comercializados, o que por sua vez, auxilia nos gastos, bem como no melhor rendimento. 
 
Com essa mudança, também, o Brasil passou a ser um dos pioneiros na adoção de um nível mínimo de rendimento para motores trifásicos fracionários, ao lado de países como Estados Unidos e Canadá.
 
Os motores elétricos são importantíssimos para os processos industriais das empresas. E, cada vez mais vêm sendo desenvolvidos com altos índices de rendimento. O que significa que, os motores são mais eficientes e trabalham com o menor gasto de energia possível.
 
E você, conhece formas de economizar com motores elétricos?
Os motores elétricos antigos de fato consomem mais energia, mas os equipamentos novos também podem gastar além do necessário se forem usados sem critérios.
 
Pensando nisso, vale mencionar sobre a importância de manter-se sempre atento a algumas dicas que podem ajudar a economizar com motores elétricos:
 
- Dimensione adequadamente o motor elétrico como proteções e acionamentos, pois se superdimensionados eles consomem mais energia,
- Optar por acoplamentos diretos é uma excelente escolha,
- Realize manutenções preventivas periodicamente,
- Procure deixar os motores desligados enquanto não estiverem sendo utilizados,
- Utilize os sistemas automáticos de desligamento,
- Prefira adquirir os modelos de motores com alto rendimento.
 
Você já conhece a Marathon Motors? Somos especialistas no desenvolvimento de motores elétricos IR3 Premium com alto rendimento. 
Queremos junto com você, transformar o mercado!
Acesse nosso site, na aba produtos e conheça nossos motores elétricos com tecnologia de ponta! 
Voltar

Quer um orçamento? Possui alguma Dúvida?

Nós ligamos pra você!
Deixe seu contato