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Conheça 7 dicas infalíveis para melhorar o seu desempenho como representante

22 de junho de 2020

Para saber como melhorar seu desempenho como representante comercial, é necessário entender a profissão e onde atua. O representante comercial é o profissional que vende produtos para empresas ou outras organizações em nome de um fabricante, atacadista ou distribuidor.
 
Considerado um importante aliado da empresa que representa, o representante comercial ajuda a garantir que o produto ou serviço comercializado alcance posição de destaque no mercado.
 
Esse profissional é a ponte entre a marca e seus clientes, sendo essencial para a construção de um relacionamento da empresa que ele representa com o seu público. Além disso, o representante é importante para a manutenção da imagem e posicionamento da marca.
 
Sabendo disso, as dicas a seguir podem auxiliar na sua melhora de performance. Confira: 
 
Conheça bem o seu produto
Ser representante comercial é conhecer bem o produto ou serviço que você está vendendo. Entenda todas as características do produto à venda, bem como os principais benefícios.
 
Assim, você estará mais apto a responder qualquer dúvida do cliente e conseguirá convencê-lo a comprar.
 
Saiba quem é a empresa que você representa
Além do produto, é indispensável conhecer bem a empresa que está sendo representada. Procure entender a história da organização, suas políticas e procedimentos, participação no mercado, posicionamento. Quanto mais íntimo você estiver da empresa, mais credibilidade você vai transmitir para o cliente.
 
Saiba quem são seus principais concorrentes
Identificar seus principais concorrentes e entender os produtos que eles oferecem, bem como as estratégias de venda utilizadas, é fundamental para quem quer saber como ser um bom representante comercial.
 
É importante saber também de que forma eles se organizam, além de seus pontos fortes e fracos.
 
Estabeleça as suas metas
Estabelecer metas é etapa fundamental de como ser um bom representante comercial. Isso porque, sem as metas, fica praticamente impossível avaliar o seu desempenho e saber em que pontos é preciso melhorar.
 
As metas podem estar atreladas a indicadores de desempenho, dentre os quais podemos citar:
 
- Quantidade de clientes contatados;
- Leads convertidos;
- Total de receita gerada em determinado período;
- Ticket médio;
- Tempo de venda;
- Custo da venda;
- Vendas por oportunidade;
- Taxa de cancelamento.
 
Conheça o seu cliente
Para saber como conseguir uma boa representação comercial, é fundamental que você conheça quem é o seu cliente. Isso significa que deve estar ciente das principais necessidades do cliente, bem como seu posicionamento, ambições, critérios de avaliação, etc.
 
Assim, você poderá traçar uma estratégia de atuação mais assertiva.
 
Desenvolva uma boa comunicação
Saber se comunicar é uma outra dica. A partir da boa comunicação que poderá esclarecer as funcionalidades e benefícios do produto ou serviço que ele quer vender.
 
O representante comercial que não sabe se comunicar com clareza dificilmente conseguirá transmitir confiança e credibilidade. Portanto, ficará bem mais difícil convencer o cliente a fechar negócio.
 
Atente-se ao pós-venda fazendo o uso da tecnologia
Utilize a tecnologia como aliada. Você pode recorrer a um programa de gestão para impulsionar sua produtividade e organização no trabalho.
 
Com um bom sistema, você consegue centralizar todos os dados e informações mais relevantes sobre clientes, produtos, concorrentes, mercado, etc. Além disso, esse tipo de plataforma gera relatórios automaticamente para que você acompanhar os resultados e tomar melhores decisões no pós-venda.
 
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